Hotéis e Flats Transamérica
são clientes da Unic
 
 

Comunicação Integrada é sinônimo de Pão de Açúçar
O melhor pão não está sempre na mesma padaria

Foi-se a época. Foi-se o tempo. Por sinal, ele tem nos feito agir tão rapidamente que paramos de pensar. A crítica maior vai para os profissionais – principalmente os da área de marketing – que criaram relações simbióticas com seus fornecedores externos de comunicação, deixando que eles – ou as suas assessorias de imprensa – virem supermercados.

De um único lugar, compra-se tudo: treinamentos (ultrapassadíssimos!), releases em conserva (e mal escritos), estratégias quentinhas, cronogramas importados e doces executivos de conta (alguns, inclusive, indigestos). No mesmo espaço e separado por prateleiras, estão à venda gerenciamentos de crises, relações governamentais, relatórios de apoio, produção de eventos, coletivas e consultorias.

Quem passa pelo açougue desses grandes mercados, encontra relações públicas em fatias, auditoria de imagem congelada, mensuração de resultados no freezer e manuais prontíssimos. E para quem acha que viu tudo, verá ainda na boca do caixa a clipagem, o site do momento e as publicações internas, com as melhores fofocas do mês.

Será que alguém já parou pra pensar que Comunicação Corporativa virou sinônimo de Pão de Açúcar? Sim, porque o mercado de comunicação criou um conceito – que sabe-se lá de onde vem – de que um mesmo fornecedor é capaz de fazer tudo bem e sozinho. Sem desmerecer o Pão de Açúcar – por sinal é lá que faço boa parte das minhas compras –, não podemos acreditar que o melhor pão está sempre na mesma padaria.

É preciso entender que comunicação, da mesma forma que outros setores dentro de uma corporação, merece experimentar fornecedores distintos, até para que se ache estrategicamente entre eles os que melhor se adaptam à execução de um ou outro projeto. Encontrar, tudo e ao mesmo tempo, na mesma assessoria é confessar que você parou no tempo.

Experimentar, comer e mudar. Por isso, apesar de recorrer ao Pão de Açúcar de madrugada, de manhã prefiro, sinceramente, buscar o pão de uma das padarias do bairro.

Josafá Vilarouca é jornalista, diretor-geral da Unic

 
 
 

Todos os artigos:

.Na era da superexposição da imagemveja mais...

.As empresas estão
carentesveja mais...

.Como está a sua perfomance?veja mais...

.Um desejo de Natal. Que as portas se abram!

.Comunicação Integrada é sinônimo de Pão
de Açúçar!


     
© 2006 Unic Building Comunicações. Todos os direitos reservados