Hotéis e Flats Transamérica
são clientes da Unic
 
 

Como está a sua perfomance?
Todo profissional, de qualquer área, precisa se comunicar bem!

Sou muito observador. E diante de tantos executivos que já passaram por mim, concluí que falar, definitivamente, não é pra todos. Não vou nem entrar na questão do uso correto da nossa Língua Portuguesa, mas observar aqui a pouca flexibilidade que a maioria tem.

Comunicar-se bem é ser, antes de tudo, maleável (sem ser escorregadio ou lacônico). Tem que escutar antes de falar e falar bem para ser bem escutado. Tudo tem seu tempo. É ser objetivo quando a objetividade é exigida. É ser prolixo quando alguém está entusiasmado com a conversa.

Falar bem é criar na imaginação do outro um filme que, cena a cena, possa ter começo, meio e fim. É ser claro na explanação das idéias, como se falasse sempre com alguém que estivesse disposto a aprender numa sala de aula. Mas trate as pessoas como aprendizes e não como crianças!

Falar bem, expressar-se bem e se comunicar com clareza já é uma predisposição para se tornar um porta-voz atraente, do ponto de vista do interlocutor. Saber conduzir uma conversa e trocar conhecimentos, então, é uma dádiva! E se for possível acrescentar simpatia ao papo, chegamos num grau invejável de comunicabilidade.

Mas falar bem exige também um direcionamento correto. É ter foco para saber onde começa e onde termina um raciocínio. Há quem consiga rechear as informações com atalhos e desvios, mas é importantíssimo saber sair de um ponto e voltar para ele.

Ter segurança no discurso mostra que você tem conhecimento e que, automaticamente, irá passar credibilidade. E se souber identificar a melhor postura para um diálogo, conquistará assim uma platéia. Sim, postura é algo flexível. Se o ambiente pede informalidade, nada justificará uma postura formal.

Por fim, falar bem é ser um camaleão atento às mudanças brutais e sutis de ambientes. É se adaptar ao outro, mostrando-se flexível diante de qualquer platéia (seja de uma ou de milhões de pessoas). Falar bem é um conhecimento que se aprimora e se desenvolve, principalmente para aqueles que estão dispostos a, acima de tudo, escutar.

 
 
 

Todos os artigos:

.Na era da superexposição da imagemveja mais...

.As empresas estão
carentesveja mais...

.Como está a sua perfomance?veja mais...

.Um desejo de Natal. Que as portas se abram!

.Comunicação Integrada é sinônimo de Pão
de Açúçar!


     
© 2006 Unic Building Comunicações. Todos os direitos reservados