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As empresas estão carentes
As assessorias de comunicação, cada dia mais, menos se reinventam. O jogo começa a virar!

A falta de bons projetos de comunicação, aqueles que vêm personalizados e sob medida, me fez ver que existe um espaço enorme a ser preenchido pelas agências brasileiras. Se por um lado há escassez de bons projetos de comunicação, por outro o mercado continua muito carente – e por isso, sendo uma ótima oportunidade de novos negócios.

A verdade é que as grandes assessorias de imprensa e relações públicas, cada dia mais, menos se reinventam. As marcas estrangeiras entraram no mercado brasileiro, o dominaram e agora estão em evidência. Ditam regras. E na prateleira do hipermercado colocam produtos enlatados e sem sabor. As agências nacionais, que tinham tudo para criar um modelo mais “tropicalizado” de comunicação e atendimento, quiseram imitar as multinacionais e, por fim, tudo virou uma coisa só! E o mercado continua carente...

Outro dia estive numa concorrência com duas grandes agências (que fazem parte do G7 – grupo das sete maiores) e tive a grata surpresa de, na hora de mostrar minhas idéias ao possível cliente, ser parabenizado justamente por ter idéias. Fiquei surpreso. Afinal, tê-las passou a ser um diferencial? Achei que as idéias fossem regras, mas não. Elas passaram sim a ser ponto de desempate.

Eu, pequeno no mundo dos gigantes, olhando pra cima para falar com todo aquele pessoal, percebi que estava diante de gente sem personalidade e que minha oportunidade, como empresário, era essa. Cheguei em casa, ajoelhei-me e prometi que mesmo assumindo os riscos do governo (porque no Brasil tem dessas coisas), eu nunca assumiria o risco de um negócio. E que toda vez que alguém perguntar pra mim qual é o diferencial da minha empresa, vou dizer: “ela é única!”

As empresas não querem mais ser tratadas como todas as outras empresas. A personalização do atendimento e a apresentação de idéias exclusivas passaram a ter valor imprescindível para elas. Espaço para pragmatismo e falta de criatividade não existe mais. O que vale agora é ser único.

PS: Depois de 10 meses entendi, enfim, porque minha agência tem esse nome!

 
 
 

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